top of page

A Informação é um direito de todos. E a segurança da informação?


Atualmente, estamos cada vez mais vivendo em uma era totalmente digital.  Lembro–me bem que passamos pela era da revolução agrícola, onde a terra era a preocupação e a moeda em destaque, logo em seguida a revolução industrial, onde as máquinas detinham o poder e direcionavam o mercado e hoje, onde estamos vivendo na terceira e grande revolução: a da informação. Observando que este item é o mais importante para uma corporação, e não podemos descuidar nem um pouco da segurança da informação e de se prevenir das fraudes, assim estamos falando, especificamente, da Gestão Risco, onde temos que nos preocupar com os controles de acessos, políticas de segurança...entre outros...


As vezes, não imaginamos o que uma simples cópia de um arquivo, como seu numero de CPF e ou IDENTIDADE ou, até mesmo, uma clonagem de perfil de uma rede social pode ocasionar para sua vida pessoal e profissional.

Uma pergunta: onde e como manipulam meus dados na empresa onde trabalho, será que estou seguro?


O vazamento de informações, atualmente, ocasiona prejuízos que não podem ser calculados.

Já imaginou quem trabalha ao seu lado, aquela pessoa legal que você, simplesmente, empresta a senha, ou até melhor, deixa seu computador desbloqueado quando vai pegar um café, digo, o estrago que ela pode fazer em sua vida enviando apenas um e-mail no seu nome.

** Fatos que acontecem no nosso cotidiano diariamente. Já fora deste ambiente temos as demais pragas e pessoas mal intencionadas que não mais enviam um vírus, um spam, ou clonam suas páginas e sim pedem apenas para acessar sua máquina "Computador, Tablet, Celular..

Na era digital, em algum lugar do mundo, deve existir alguém ou algum grupo arquitetando o maior ataque cibernético já visto até hoje, vou falar dos Botnet’s.

O bot é um programa capaz se propagar, automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em um computador.

Adicionalmente ao worm, dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor, permitindo que o bot seja controlado remotamente.

Botnets são redes formadas por computadores infectados com bots. Estas redes podem ser compostas por centenas ou milhares de computadores. Um invasor que tenha controle sobre uma botnet pode utilizá-la para aumentar a potência de seus ataques, por exemplo, para enviar centenas de milhares de e-mails de phishing ou spam, desferir ataques de negação de serviço, etc.

Portanto, a melhor forma de se proteger dos bots é manter o sistema operacional e os softwares instalados em seu computador sempre atualizados e com todas as correções de segurança (patches) disponíveis aplicadas, para evitar que possuam vulnerabilidades.

A utilização de um bom antivírus, mantendo-o sempre atualizado, também é importante, pois em muitos casos permite detectar e, até mesmo, evitar a propagação de um bot. Vale lembrar que o antivírus só será capaz de detectar bots conhecidos.

Outra medida preventiva consiste em utilizar um firewall pessoal. Normalmente, os firewalls pessoais não eliminam os bots, mas, se bem configurados, podem ser úteis para amenizar o problema, pois podem barrar a comunicação entre o invasor e o bot instalado em um computador.

Atenção na internet, via celular, no caso de Wap e Zap e outros serviços via celular..

Quando falo de acesso a internet pelo celular, podemos observar que estamos em um nível de mobilidade total assim, uma rede zumbi formada por celulares poderá roubar seu serial e ou número de linha, assim facilita ainda mais as fraudes relacionadas a Engenharia social.

Meus dados estão protegidos?? Minha empresa como está em um nível de segurança da informação?

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page