top of page

O Conteúdo Invisível


A justificativa para esta discussão é o crescente interesse sobre o assunto principalmente nos meios acadêmicos e profissionais.

Deep Web tem como característica principal um conjunto de conteúdos na internet que não podem ser acessados diretamente pelos mecanismos de busca normalmente utilizados pelo usuário no dia a dia, pelo simples fato de não serem indexados.


Já os motivos pelos quais esses conteúdos não são indexados são variados. Por exemplo: este pode ser privado; acessível somente por login e senha; ou seja, existem vários fatores que categorizam um site como impróprio, o que pode ocasionar a penalização do mesmo; tais fatores podem ser um conteúdo ofensivo ou duplicado; utilização de textos e imagens com direitos autorais entre outros; acessos não autorizados e acessos a informações confidenciais...


Quanto à utilização na deep web objetivando privacidade, elas podem ter motivação lícita, como por exemplo, a proteção de bases de dados organizacionais de hackers que utilizam a Surface web, ou ilícitas, como por exemplo, quando pretendem realizar práticas ilegais, condenáveis, como acesso a informações sobre pedofilia ou comércio ilegal.


Foi desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisas da Marinha dos Estados Unidos um projeto chamado TOR ( criado para segurança de computadores), onde foi transformado em uma ONG (2006). Vale a pena uma pesquisa sobre o projeto.

O Cibercrime são os delitos praticados por meio da Internet e a violação dos direitos fundamentais.


O crime digital gera em torno de US$ 10 bilhões ao ano além disso um problema ainda mais sério, que é o fato de a rede oculta estar simplificando a entrada nesse campo de atuação onde os processos que envolviam muitas pessoas, agora são muito mais difíceis de rastrear. Evidentemente, todos protegidos pelo anonimato da Bitcoin e do Tor, conforme Michael Montecillo, diretor dos serviços de segurança da IBM.


Uma boa notícia é que Segundo Kohn (2013), um dos buscadores da web profunda é o Torch.

Deep web é, basicamente, uma parte obscura da grande rede, muitas vezes não é novidade para os iniciados nos assuntos sobre a rede  "Internet".

Já sobre o conteúdo somente acessado por browsers específicos, e o usuário precisa se preocupar com a segurança, visto que está propenso a todo tipo de ação, desde a infecção de seu equipamento por vírus, até invasões hackers, além da possibilidade de acessar conteúdos indesejados.

Obviamente, a escolha com relação a qual conteúdo acessar é do usuário.

Não é por acaso que o volume de ataques digitais e roubos de dados aumentaram significativamente nos últimos anos.



Fonte de Pesquisa:

AGRIPINO, Caroline. Deep web, a internet que o Google não vê. 2012. Disponível em: < http://www.agenciaenlink.com.br/blog/deep-web-a-internet-que-o-google-nao-ve/ >. Acesso em: 13.10.2015

MELLO, João. REVISTA GALILEU – Nem tudo são trevas: o lado bom da Deep Web. Maio/2013. Disponível em: < http://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/Internet/noticia/2015/03/deep-web-tem-um-lado-bom.html >. Acesso em: 13.10.2015

SANTINO, RENATO. OLHAR DIGITAL <http://olhardigital.uol.com.br/ciab2015/noticia/entenda-como-age-o-cibercrime-na-deep-web/49197>. Acesso em: 13.10.2015


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page